Abertura do Projeto Consciências

Abertura Consciências 17

A Gerência de Educação do SESC RJ realizou nesta quinta-feira (12/05) o evento de abertura do Projeto CONSCIÊNCIAS, na unidade Madureira. Estiveram presentes Diretores de Museus de território, como Museu de Favela e Museu Sankofa; representantes da Gerência de Relações Étnico-raciais da Prefeitura do Rio de Janeiro; Gerência da 5 CRE; além de diversos professores, estudantes e diretores de instituições de ensino locais.

O evento iniciou-se com a palestra do Professor Doutor em Filosofia Renato Noguera, que desenvolveu o tema “Literatura e oralidade: instrumentos do educar e do registro de memorias, saberes, fazeres e histórias Negras”. Em seguida, o público acompanhou o lançamento do livro “Azoilda Loretto da Trindade: o baobá dos valores afro-civilizatórios brasileiros” da Professora e filósofa Gisele Rose. O evento foi encerrado com a mesa redonda “A literatura negra e seu papel na transformação dos movimentos literários: a literatura como arte que dá voz ao gênero, raça e a diversidade cultural” mediada por Talita Peixoto (CEO do Clubinho Preto) e composta por Jessé Andarilho e Júlio Emílio Braz.

O projeto CONSCIÊNCIAS do Sesc RJ, visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes em relação às questões raciais, para que assim possamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo o racismo e todas as suas interseções.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro da programação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro