Futuro em Curso e Encceja 2

Futuro em Curso – Pré-Vestibular

Futuro em Curso: Sesc Nova Friburgo oferece inscrições gratuitas para curso Pré-vestibular on-line

 

Vagas são destinadas a vestibulandos com renda familiar bruta de até 3 salários mínimos.

 

O projeto objetiva, através do diálogo e da proximidade, tecer relações entre os professores e os estudantes para que saberes sejam ressignificados e possibilidades de futuro sejam vislumbradas.

 

O curso Pré-Vestibular do Sesc Nova Friburgo será oferecido em plataforma on-line. No total, são 198 vagas gratuitas dirigidas a estudantes e egressos do Ensino Médio com 15 anos completos (ou mais) e que tenham renda familiar bruta de até 3 salários mínimos nacionais.

 

As aulas, preparatórias tanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como para vestibulares, contemplam disciplinas nas áreas de Linguagens, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os estudantes podem concorrer também a vagas em oficinas complementares em biologia e redação.

 

“Entre os nossos diferenciais estão as aulas síncronas (ao vivo) e um espaço reservado, toda semana, para que os alunos possam tirar dúvidas com os professores, individualmente ou em grupo”, destaca Andrea Machado, coordenadora pedagógica do Sesc Nova Friburgo.

 

A oferta ocorre por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc RJ, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela instituição nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. As inscrições podem ser feitas no Sesc Nova Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro), ou pelo link programas.sescrio.org.br.

 

Clique aqui para acessar o edital e todos os detalhes do processo seletivo.

 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para prevestibularsescrio@sescrio.org.br

 

Serviço:

 

Futuro em Curso – Pré-vestibular do Sesc Nova Friburgo
Vagas do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG)

 

Clique aqui para acessar o edital e todos os detalhes do processo seletivo.

 

Inscrições no Sesc Nova Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro), ou pelo link programas.sescrio.org.br
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para prevestibularsescrio@sescrio.org.br

 

Pré-requisitos básicos:

 

– Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos nacionais
– Estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio
– Ter 15 anos completos ou mais

 

Documentação necessária:

 

  • RG ou certidão de nascimento do candidato
  • CPF (se menor e não possuir, apresentar do representante legal)
  • Comprovante de residência atual do candidato
  • Documento que comprove deficiência física ou mental do candidato, quando for o caso
  • RG e CPF do responsável legal
  • Ficha de inscrição e anexos do edital

 

 

O projeto Futuro em Curso nasce no tempo da possibilidade, no tempo da esperança, no tempo do compromisso ético com a Educação humanizadora e emancipatória que vive na criatividade e na reconstrução. Objetiva, por meio do diálogo e da proximidade, tecer relações entre os professores, educadores e os estudantes, para que saberes sejam ressignificados e possibilidades de futuro sejam vislumbradas.

 

O Futuro em Curso tem como base propostas que buscam a integração da comunidade envolvida no pré-vestibular, que têm educadoras, educadores e estudantes como alicerce. São ações como o Projeto de Vida, que visa a aproximação da equipe de educadores dos estudantes e suas famílias, com foco na passagem para o Ensino Superior; Monitoria, sistema de parceria aluno-aluno; Tecnologia, Arte e Cultura, que emprega a sala Multimídia como espaço educativo; Orientação profissional, cujo objetivo é ajudar aos estudantes na escolha de qual graduação seguir; Distribuição de Acesso à Internet, com a distribuição de chips de dados para acesso gratuito à internet; Visitas guiadas a universidades, importantes para instigar os alunos para o conhecimento do ambiente que ocuparão; Materiais impressos de uso individual, que representam solidificação de aprendizagem.


O plano educacional do Pré-Vestibular é composto por: 


Projeto de Vida – Aproximação da equipe de educadores dos estudantes e suas famílias com foco na passagem para o Ensino Superior. O conjunto de encontros dos grupos de tutoria visando o conhecimento e acompanhamento da vida de cada estudante deve criar um ambiente que promova a construção do seu Projeto de Vida


Monitoria – Sistema de parceria aluno-aluno. A monitoria entre os alunos figura como uma prática /forma de garantir e consolidar o conhecimento, evitar a evasão escolar e propiciar a autonomia e o protagonismo do aluno em vivências escolares.


Tecnologia, Arte e Cultura – A sala Multimídia como espaço educativo. Espaços multimídia, com estrutura necessária para a exibição de filmes, músicas, livros, histórias em quadrinhos e afins. Esses recursos os auxiliarão diretamente em uma melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala. Além disso, as vivências experimentadas a partir do contato com as áreas de Arte, Tecnologia e Cultura são imprescindíveis para a vida e a formação de qualquer cidadão crítico Além disso, esse espaço possibilitará que a relação interdisciplinar ocorra de maneira eficiente e atuante, dinamizando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, além de promover e incentivar os debates tão essenciais para a formação crítica e para o exercício pleno da cidadania. 


Orientação Profissional – O projeto de orientação profissional tem por objetivo ajudar aos estudantes na tarefa árdua de escolher qual graduação seguir, levando em conta o autoconhecimento, as habilidades, suas competências, o mundo de trabalho na atual sociedade e também a realidade socioeconômica, que interfere diretamente em sua escolha profissional.


Distribuição de Acesso à Internet – Distribuição de chips de dados com pelo menos 3 gigabytes de internet mensais e gratuitas durante o período de 8 meses para os alunos do Pré-Vestibular Sesc Nova Friburgo. Assim, permitindo o acompanhamento das aulas virtuais ao vivo e o acesso às plataformas digitais utilizadas para fins educativos, estaremos possibilitando uma educação mais inclusiva.


Uso de Plataformas Digitais – O uso integrado de quatro plataformas digitais em conjunto com metodologias ativas de ensino tem uma dupla finalidade:  a curto prazo, viabilizar o trabalho educativo entre professores e estudantes dentro de um cenário de restrições à mobilidade social decorrentes da pandemia da Covid-19 e, a longo prazo, servir de suporte tecnológico à implantação do ensino híbrido.


Visitas Guiadas às UniversidadesEssas visitas têm como objetivo estimular os alunos a quererem fazer parte deste universo e, para isso, se engajarem ainda mais nos estudos promovidos pelo nosso curso com a finalidade de preparação para os exames de vestibular, principal forma de ingresso nesse ambiente. Reforçamos a importância das visitas guiadas para instigar os alunos para o conhecimento, oferecendo uma vivência real, física ou virtual da ocupação desses espaços e da prerrogativa de serem atores de seus próprios futuros.

 

Materiais Impressos para o estudo individual

O uso do material impresso, como ferramenta de solidificação de aprendizagem, é uma realidade escolhida por muitos estudantes, inclusive, por aqueles que têm acesso às plataformas digitais. A garantia de acesso à internet e ao material didático impresso são complementares e necessárias a fim de dinamizar o conhecimento.

 

Nossas Unidades

Arte Sesc

Sesc Barra Mansa

Sesc Campos

Sesc Copacabana

Sesc Duque de Caxias

Sesc Engenho de Dentro

Sesc Madureira

Sesc Niterói

Sesc Nogueira

Sesc Nova Friburgo

Sesc Nova Iguaçu

Sesc Quitandinha

Sesc Ramos

Sesc Santa Luzia

Sesc São Gonçalo

Sesc São João de Meriti

Sesc Teresópolis

Sesc Tijuca

Sesc Três Rios

Teatro Sesc Ginástico

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro