CONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar

CONSCIÊNCIAS – Tempo de Esperançar

O projeto CONSCIÊNCIAS tem por objetivo promover a discussão e a reflexão acerca das temáticas e problemáticas relacionadas à questão de raça e o racismo estrutural brasileiro. O projeto se organiza por meio de programações educativas contínuas, tendo por base as ciências humanas e sociais. Em articulação com territórios, sujeitos, instituições, busca-se implementar uma programação sistemática distribuída pelas unidades do Sesc RJ, locais externos e parceiros, promovendo a educação antirracista em consonância à Lei Federal 10.639/03. O projeto é realizado em formato multilinguagem, com realizações em oficinas, cursos, rodas de conversas, tour/passeio, apresentações, exposições, etc. Direcionado ao público em geral, envolve diferentes atores sociais em um amplo debate sobre o racismo e sua urgente superação.

 

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar, porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”

(Paulo Freire).

 

Dados do Atlas da Violência de 2020 reafirmam a gravidade do preconceito racial no país, que é estrutural. No Brasil, em 2018, 75% das vítimas de homicídio eram negras. Em dez anos (2008 a 2018) as taxas de homicídios apresentaram um aumento de 11,5% para os negros, enquanto para os brancos houve diminuição de 12,9%. O racismo faz parte do processo civilizatório brasileiro. A miscigenação foi fruto da violência contra a população negra. A discriminação faz parte de nossa rotina, está presente no mercado de trabalho, na média salarial, na diferença de condições de moradia e de saneamento básico das populações negras marginalizadas. Mas novos ventos começaram a soprar em 2020: a reação popular nas ruas, praças e redes sociais contra a forma estúpida com que negros são expostos à violência. Percebemos que cresce na sociedade o repúdio ao racismo e que, sim, vidas negras importam. As eleições municipais também trouxeram uma expectativa de que é possível mudar, lutar por uma nação justa, por igualdade de oportunidades e de que não podemos abrir mão das políticas sociais afirmativas e de inclusão da história, literatura e cultura negra nas escolas e universidades e da representação nos poderes democráticos constituídos.

 

É possível mudar e construir um país justo e igualitário e pôr fim a toda forma de discriminação. É preciso retomar os caminhos da busca pela justiça social. Sabemos que os desafios para a realização de uma educação transformadora não são simples e nem fáceis. Precisamos apostar na esperança do verbo esperançar, ou seja, ir atrás, construir mediações entre o conhecimento, a cultura e os saberes e não desistir. É tempo de esperançar.

 

Nossos objetivos:

– Mobilizar pesquisadores, professores, alunos, artistas, profissionais das mais variadas áreas e a população em um amplo debate acerca do racismo estrutural brasileiro;
– Contribuir para a mudança de comportamento das pessoas, promovendo a educação antirracista;
– Buscar por meio de nossas ações educativas, enaltecer, valorizar e positivar a identidade negra, lançando luz à história do povo africano e afro-brasileiro ao que tange a sua valiosa contribuição para formação da sociedade brasileira;
– Contribuir para a redução de posturas e atitudes racistas;
– Circular conteúdos de referência para a mudança de perspectiva sobre o tema;
– Articular uma grande rede de apoio com sujeitos e instituições reconhecidos por sua atuação antirracista.

 



ALGUMAS PROGRAMAÇÕES DESTE ANO DO PROJETO CONSCIÊNCIAS

 



CURSO PREPARATÓRIO DE MESTRADO E DOUTORADO PARA PESSOAS NEGRAS E PERIFÉRICAS
Em seu terceiro ano, o Sesc RJ em parceria com o coletivo PIER lança o Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Pessoas Negras e Periféricas, o curso é dividido em 4 módulos e tem por objetivo de preparar, capacitar pessoas negras e periféricas para os processos seletivos de pós-graduação stricto sensu. Além de apresentar temáticas contemporâneas de pesquisa, linhas e elaboração de projeto de pesquisa, o curso apresenta técnicas de redação, técnicas de inglês instrumental, totalizando 40h de formação. Este ano ampliamos oCONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 16 número de unidades que receberão o curso, são elas:

Madureira – abril: 06,13,20 e 27
Tijuca – maio: 04,11,18 e 25
Ramos – junho: 08,15,22 e 29
Duque de Caxias – julho: 06,13,20 e 27
Nova Iguaçu – agosto: 10,17,24 e 31
Niterói – setembro: 07,14,21 e 28.


CICLO MECNOLÓGICO: TECNOLOGIAS PRO SEU CORE  
Ciclo de formação para os jovens aprendizes da PGE-RJ, no qual os participantes terão a oportunidade aprender sobre tecnologiasCONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 16 emergentes (realidade virtual, impressão 3D e router CNC), compreender suas aplicações práticas e explorar seu potencial para capacitação e transformação pessoal e comunitária realizando a elaboração de um projeto final. Este ciclo será realizado em parceria com o Studio Krya – um coletivo de jovens negros, que articula palavra, ação e ideias dos kryas para os crias. Para além das margens narrativas, utilizam a tecnologia do sincretismo entre o sagrado e o profano tecnológico, o passado e o futuro para incidir, através da educação, cultura e consultorias, no bem-viver e na imaginação radical negra e periférica sobre e por meio das novas tecnologias-. A formação ocorrerá no Espaço ACT Tijuca durante os meses de abril e maio.



ENCONTROS COM PERSONALIDADES ANTIRRACISTASCONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 16
Ciclo de palestras com personalidades referenciais na luta antirracista. Na sede do Sesc RJ com presença dos nossos grupos de escolas de formação de professores e aberto ao público. Para este ano, há previsto pelo menos 4 encontros. Este torna-se um momento de formação, inspiração e engajamento e envolvimento de todos na luta antirracista.



LANÇAMENTO E ITINERÂNCIA DO DOCUMENTÁRIO “CONSCIÊNCIAS O FILME”CONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 16
O documentário segue a vida de um grupo diversificado de jovens que enfrentam desafios sociais, econômicos e culturais. Eles compartilham suas experiências pessoais, destacando os obstáculos que enfrentam em suas jornadas acadêmicas e como o curso preparatório de mestrado e doutorado para pessoas negras e periféricas oferecido pelo Sesc RJ se tornou uma ferramenta fundamental para capacitá-los e apoiá-los nessa trajetória. Ao longo do filme, os espectadores testemunharão os momentos de autodescoberta, crescimento pessoal e desenvolvimento intelectual desses jovens. Suas histórias são entrelaçadas com entrevistas de professores, mentores e especialistas no assunto, que discutem a importância da inclusão e diversidade na academia, bem como os benefícios de oferecer oportunidades educacionais para jovens negros. “Consciências – O FILME” mostra como esses jovens se tornam modelos inspiradores para suas comunidades, provando que, com o suporte adequado, dedicação e perseverança, eles podem alcançar seus sonhos acadêmicos e impulsionar uma mudança positiva em suas vidas e no mundo ao seu redor.
Lançamento na sede do Sesc RJ e itinerância pelas unidades, seguidas de rodas de conversas.



LANÇAMENTO DO LIVRO O DESPERTAR DAS CONSCIÊNCIAS Volume 2CONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 16
Em seu segundo volume, a organização do livro apresenta, a partir de artigos e relatos de experiências, algumas ações que foram desenvolvidas e relacionadas ao projeto CONSCIÊNCIAS, no âmbito das unidades do Sesc RJ, em escolas públicas e nos eventos externos que participamos no ano de 2023. A publicação reúne um total de 20 manuscritos. Totalizando 51 autores, entre colaboradores do Sesc RJ e profissionais convidados que atuaram em mais de dez unidades na execução das atividades do projeto. Assim como na edição anterior, as autorias são de predominância feminina, representando aproximadamente 80% do total de textos. Da mesma forma, os autodeclarados pardos e pretos, representam a mesma porcentagem. Para além do registro, acreditamos que os textos desta coletânea possam inspirar e disponibilizar ferramentas teórico-metodológicas para a disseminação de uma educação democrática e libertadora.
Evento de lançamento com participação dos professores da Rede Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro.



SANKOFA: RESGATE ANCESTRAL E EPISTEMOLÓGICOCONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 16
Ciclo formativo e imersivo em teoria antirracista, com as seguintes temáticas:
Educação e letramento do olhar, mídia e visualidades;
Movimento Negro educador e ensinando a transgredir: refletindo sobre a educação antirracista;
O amor como política e como ação: o amor é o que amor faz.
Com o Prof.º Dr Roberto Borges e seus convidados: Dr. Samuel Oliveira, Dra. Nilma Lino Gomes e Dra. Glenda Melo


 

 

E mais programações de letramento racial distribuídas por 17 unidades do Sesc RJ, ao longo do ano.

 

 

UM POUCO DO QUE JÁ ROLOU

GUIA ANTIRRACISTA EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS


CONSCIÊNCIAS – Respeitável Bloco
 – O “Respeitável Bloco” emerge como uma celebração vibrante e inclusiva, destacando-se por suas temáticas antirracistas, anticapacitistas, anti-homofóbicas e antigordofóbicas. Assim, o bloco se torna plural e uma ação de resistência e celebração da diversidade. Em meio à folia, o “Respeitável Bloco” transcende barreiras, promovendo uma festa que não apenas encanta, mas também inspira uma visão mais inclusiva e justa para todos.
Dia 09/02 (Sexta) – 20h
Local: Sesc Grussaí

 

CONSCIÊNCIAS – Baile Viver e Deixar Viver – Nesta celebração, a multiplicidade de culturas, identidades e expressões é comemorada de maneira inclusiva e calorosa com a apresentação de um DJ. O baile cria uma atmosfera festiva onde as singularidades são exaltadas, promovendo a compreensão e a aceitação recíproca. Uma vivência singular que enaltece a riqueza da diversidade e estimula a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Dia 09/02 (Sexta) – 21h
Local: Sesc Grussaí

 

Programação do Projeto CONSCIÊNCIAS 25  Curso Preparatório 2      CONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 14CONSCIÊNCIAS - Tempo de Esperançar 15

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro