Ocupação Refúgio

Ocupação Refúgio

Em 2021, o Sesc Quitandinha acolheu a Ocupação Refúgio como uma forma de explorar os recônditos da condição humana através de experiências e narrativas interativas e imersivas na interseção entre arte, ciência e tecnologia. Baseado em pesquisa e cocriação, os processos criativos abriram as portas para diferentes dimensões, possibilidades e significados da palavra refúgio em nosso contexto histórico. Contou com uma ampla programação virtual, composta por rodas de conversas, oficinas e experimentações, e exposição e instalações interativas e imersivas, de forma presencial.

 

“Refúgio é um lugar onde estamos acolhidos, protegidos de perigo iminente. Onde o encontramos diante da Covid? Em nossas casas? E como nos refugiamos da solidão do isolamento social? Nas telas, pela internet? Talvez, o coronavírus tenha disseminado uma experiência de vulnerabilidade análoga àquela vivida desde sempre pelos povos refugiados. Desterrados em suas próprias casas. Sem chão”, analisa André Paz, diretor artístico da Ocupação Refúgio e coordenador do BUG 404.

 

 

Instalações artísticas:

 

Irifi: Estrelas do Deserto

Na instalação artística “Irifi: Estrelas do Deserto”, o visitante foi “transportado”, por meio de ferramentas de realidade aumentada e imagens 3D, ao deserto do Saara Ocidental. Ali conheceu histórias e os hábitos do povo saarauí, que desde 1975 vive na condição de refugiado na região Norte da África e luta por sua independência do Marrocos e da Mauritânia. O ambiente reproduziu a atmosfera local, com destaque para o céu estrelado, umas das ferramentas de localização utilizadas pelos saarauís em suas peregrinações pelo deserto. O projeto leva a assinatura do artista e cineasta Felipe Carrelli, com a participação do GalileoMobile, organização internacional que se dedica a levar a diversos países do mundo a divulgação científica.

 

 

 

Quarentena: como será o amanhã?

A instalação “Quarentena: como será o amanhã?” apresentou, por meio de dispositivos audiovisuais, depoimentos de pessoas em isolamento social captados durante a primeira onda da pandemia. Os relatos representaram uma diversidade de perspectivas e afetos através das projeções futuras de brasileiros no refúgio das suas casas. O trabalho é assinado por André Paz, coordenador do BUG 404, laboratório em rede que atua no campo das narrativas interativas e imersivas inovadoras, ligado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e ao Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC/UFRJ).

 

 

 

Criatividade durante o isolamento social


Além das duas instalações, o projeto Ocupação Refúgio contou com a Mostra Corona Bug, no qual foram apresentadas seis iniciativas on-line criadas durante isolamento social.  Além da criatividade, os projetos trouxeram em comum o caráter de acolhimento aos usuários. Através da leitura de QR Codes, o visitante pôde conhecer, por exemplo, o Museu do Isolamento, o primeiro museu online do Brasil que se propôs a divulgar o trabalho de artistas que estavam produzindo em seus diferentes isolamentos. Também pôde acessar, entre outros, o Cartografias da Memória, um compilado de áudios sobre as experiências e sentimentos vividos por pessoas durante a quarentena no Brasil e no mundo.

 

Em paralelo, uma ampla programação de debates, oficinas e residências no espaço presencial e virtual explorou os desdobramentos com uma abordagem intensa em tecnologia, ciência e humanidades.

 

O público pode conhecer os projetos e seus idealizadores no site da Ocupação Refúgio: ocupacaorefugio.com.br

 

 

DEBATES | DIÁLOGOS
Encontros online baseados em mesas com apresentações e debates com especialistas para aprofundar reflexões sobre as questões centrais da Ocupação Refúgio e seus desdobramentos. Como práticas, tecnologias, conhecimento e saberes tradicionais podem potencializar o processo criativo, as experiências, seus impactos e desdobramentos éticos?

 

 

Ocupação Refúgio | Mesa de abertura | Narrativas interativas e imersivas e cocriação

 

 

Apresentação e debate sobre a direção artística da Ocupação Refúgio pela perspectiva da cocriação em narrativas interativas e imersivas, intensivas em ciência, humanidades e tecnologias.
O uso de tecnologias como a realidade virtual e aumentada, associado à cocriação, identidade e território.

Abertura Sesc com Julia Salles e André Paz.
Mediação de Ana Cunha e Rejane Nóbrega.

 

 

Ocupação Refúgio | Realidade Estendida “XR” e mediação

 

 

Apresentação de pesquisa e casos que utilizam as tecnologias de realidade estendida (XR), realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), em projetos com propósitos socioeducativos.

Com Felipe Varanda e Rafael Romão.
Mediação de André Paz.

 

 

RESIDÊNCIAS EM ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Como a Arte, Ciência e Tecnologia podem promover a escuta atenta de grupos, povos e saberes que foram historicamente desterrados e silenciados? As residências artísticas da Ocupação Refúgio tratam de formas narrativas, perspectivas científicas e práticas de criação e comunicação baseadas na relação dialogal. Na amplificação dos vínculos, no compromisso com a colaboração e no cuidado às vulnerabilidades. Possibilidades de acolhimento.

 

 

Ocupação Refúgio | Astronomia pelo mundo: GalileoMobile e o Projeto Amanar | Astronomia e Etnoastronomia | Sob o mesmo Céu | Diálogos

 

 

A importância da divulgação científica na atualidade é o assunto que permeia esta mesa. Os convidados vão contar especificamente sobre a experiência do grupo de voluntários do projeto GalileoMobile. Desde 2009, eles popularizam a astronomia em cantos remotos do mundo que têm pouco acesso a esse tipo de iniciativa. Também será apresentado o Projeto Amanar, realizado em 2019 com refugiados saarauis nas Ilhas Canárias e nos cinco campos perto de Tindouf, na Argélia.
Com Sandra Benitez Herrera, Jorge Rivero González, Diego Torres Machado.
Mediação de Felipe Carrelli e Patrícia Figueiró Spinelli.

 

 

Ocupação Refúgio | Etnoastronomia e a questão da divulgação científica com refugiados | Astronomia e Etnoastronomia | Sob o mesmo Céu | Diálogos

 

Como os povos do deserto usam as estrelas para se orientar? Que outros saberes eles têm a nos ensinar? Quais são as questões que permeiam a divulgação científica para os grupos de pessoas em situação de refúgio?

Com Eduardo Monfardini Penteado e Andrea Rodriguez Antón.
Mediação de Felipe Carrelli.

 

Haviam bibliotecas, mas eram todas ambulantes. As condições do deserto não permitem instalar-se e fazer instalações. Apesar da nossa condição nômade, o homem levantava uma bandeira, um desafio: de que nos reconheçam como sociedade independente, além disso, que se reconheça explicitamente que nesse Saara existe ciência e existem cientistas e que existem sábios”.

 

Nesta mesa, os convidados debatem sobre o papel da divulgação científica na questão migratória e também detalham o processo de etnoastronomia durante as atividades do Projeto Amanar – realizado em 2019 com refugiados saarauis nas Ilhas Canárias e nos cinco campos perto de Tindouf, na Argélia. Tal processo consistiu em entrevistas com sábios e sábias de estrelas saaraui, que contaram lendas e explicaram como os antigos nômades utilizavam as estrelas para se guiar, para rezar e para saber em que época do ano estavam.

 

 

Ocupação Refúgio | Cocriação e realidade virtual na etnoastronomia Saaraui

 

 

Astronomia e Etnoastronomia | Sob o mesmo Céu | Diálogos
Com Felipe Carrelli, Joel dos Santos.
Mediação de André Paz.

 

Como a etnoastronomia na cultura do povo Saaraui é representada através da realidade virtual? O debate desta mesa vai girar em torno dessa questão, tratando dos desdobramentos da pesquisa-criação Estrelas do Deserto, de Felipe Carrelli. Os convidados vão falar sobre a abordagem adotada na perspectiva da cocriação e suas contribuições para a criação da experiência e a escuta atenta aos afetos e saberes Saaraui.

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro