2º Congresso Mundial de Educação: “Essa escola chamada vida”

2º Congresso Mundial de Educação

2º Congresso Mundial Sesc RJ de Educação: “Essa escola chamada vida”, aconteceu de forma virtual, de 27 a 29 de outubro de 2021. 

Evento, online e gratuito, contou com palestrantes do Brasil e do exterior

 

O objetivo do congresso foi incentivar um amplo debate com compartilhamento de experiências, produção e difusão de conhecimentos que contribuíssem para uma educação emancipadora. O tema “Essa escola chamada vida” foi uma referência à obra de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, que em 2021 completaria cem anos de nascimento.

 

Entre os palestrantes estavam: Ailton Krenak (ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque), Donaldo Macedo (Prof. Dr. Universidade de Massachusetts – Boston/EUA), Manuel Sarmento (Prof. Dr. Universidade do Minho/Portugal) e Walter Kohan (Prof. Dr. UERJ).

 

Sesc RJ firmou parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que emitiu certificado aos participantes do evento. O congresso contou, ainda, com o apoio institucional de 25 universidades e instituições educacionais no Brasil e no exterior.

 

No Congresso as pessoas puderam participar de palestras, minicursos, rodas de conversa, sessões de diálogo e de lançamentos de livros, muitos dos quais podem ser baixados nos links abaixo: 

 

A Primeira Semente, de Beatriz Mussa Cury, participante do Sesc+ Infância
Os Heróis e as Heroínas de São João de Meriti – Lutando contra a COVID-19 – autoria das crianças do Sesc+ Infância São João de Meriti
Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: educação e práticas emancipatórias” e “Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: lutas, leituras e reflexões – Samuel Penteado Urban
Oficinas Didáticas Interdisciplinares – Thiago Araújo da Silveira
Paulo Freire: um menino de 100 anos – Walter Kohan
Matemática Intermediária – A Via das Aproximações multifárias – José Nazareno Cardeal Fonteneles
A produção de textos escritos na alfabetização: “era uma vez os sete cabritinhos” – Cecília Goulart

 

Acesse o site do Congresso

 

Informamos que o e-book do 2º Congresso Mundial de Educação já está disponível para download. 

 

Paulo Freire

Os estudos de Paulo Freire foram traduzidos em mais de 20 línguas, e o educador foi reconhecido como doutor honoris causa em mais de 22 países. O Sesc RJ corrobora com a mobilização que vem acontecendo na América Latina e Caribe, afirmando a importância de celebrar o centenário deste pensador que influenciou a educação em diferentes regiões do mundo.

 

 

Congresso Mundial de Educação | 27/10 

 

 

 

Congresso Mundial de Educação | 28/10 

 

 

 

Congresso Mundial de Educação | 29/10 

 

 

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro