Projeto Formação de Professores

Formação de Professores

O SESC RJ promove cursos gratuitos, livres e em ambiente virtual para professores das redes de ensino.
Os cursos consideram a autoria docente, assegurando, assim a busca pela inovação dos processos de ensino e aprendizagem.
O mundo tem evoluído de forma rápida, o avanço tecnológico tem assumido uma relevância cada vez maior na prática didática, é preciso refletir acerca das dinâmicas e configurações educativas atuais e buscar alternativas para uma educação significativa e libertadora.

O cursos oferecidos integram o Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc, cujo objetivo é oferecer cursos de formação continuada a professores da educação básica e contribuir com a inovação dos processos de ensino e aprendizagem no estado do Rio.


Cursos oferecidos em 2021 e 2022:

2021

  1. Metodologias Ativas
  2. Aprendizagem Baseada em Projetos em Ciências Humanas
  3. Educação para Relações Étnico-Raciais
  4. Ciências, Divulgação Científica e Contemporaneidade
  5. Aprendizagem baseada em projetos de Matemática
  6. Tecnologias Educacionais
  7. Ensino da Arte – pensamentos e práticas na Educação Básica
  8. Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso
  9. Educação e Cultura Maker
  10. Metodologias Ativas nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio
  11. Debate docente em foco: O ensino de Ciências no século XXI
  12. Curso de Formação Continuada para Professores de Línguas Adicionais: Propostas Teórico-práticas

 

2022

  1. Formação Escolas Interculturais
  2. Tecnologias Educacionais 2022
  3. Formação Escolas Interculturais – Etapa 2
  4. Metaverso e Educação
  5. Novas formas de ensinar matemática: metodologias ativas e acessíveis
  6. Educador Maker – Ferramentas de modelagem e impressão 3D para o ensino
  7. Práticas Pedagógicas para uma Educação Antirracista
  8. Formação “Minecraft: Education Edition” para profissionais da Educação

 

2021

1 – Metodologias Ativas

O curso abordará o uso das metodologias ativas como prática pedagógica no contexto da sala de aula do século XXI. O objetivo é divulgar metodologias ativas que favoreçam o protagonismo dos alunos, potencializando, assim, o processo de ensino-aprendizagem.

 

2 – Aprendizagem Baseada em Projetos em Ciências Humanas

Pretende-se construir estratégias metodológicas na área de Ciências Humanas que enfatizem o protagonismo, com ênfase em práticas pedagógicas que desenvolvam a autonomia e o pensamento crítico e criativo. Para tanto, serão realizadas oficinas temáticas de resolução de conflitos, fórum de ética, letramento cartográfico, história e ludicidade, projeto de vida.

 

3 – Educação para Relações Étnico-Raciais

A proposta do curso de formação EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS é descolonizar o olhar de educadores sobre as questões raciais, apresentando a partir de conteúdos textuais e audiovisuais informações e provocações para estimulá-los a criar dentro de suas disciplinas e do ambiente escolar o entendimento sobre a diversidade racial, e a sensibilização ao administrar os conteúdos do currículo que porventura não contemplem com igualdade todos os atores do campo da educação, no caso do ensino médio.

Os encontros serão dinamizados por metodologia cineclubista, com exibição a cada aula de um curta-metragem que estimule o debate e a troca de experiências a cada tema, aliada a conteúdos de diversas mídias e formatos entre os educadores participantes e o professor.

 

4 – Ciências, Divulgação Científica e Contemporaneidade

A proposta do curso de formação Ciências, Divulgação Científica Contemporaneidade é fornecer ferramentas conceituais, analíticas e práticas que ajudam o educador a impulsionar a Divulgação Científica utilizando os meios tecnológicos através de uma visão crítica da Ciência.

A formação tem como objetivo colaborar para que os educadores construam pontes e ferramentas onde os estudantes sintam-se capacitados para explorar a ciência, as novas tecnologias e a comunicação científica para discutir criticamente temas da atualidade dentro e fora da sala de aula.

 

5 – Aprendizagem baseada em projetos na Educação Matemática
Pretende-se abordar diferentes projetos na Educação Matemática com ênfase em metodologias que desenvolvam a autonomia, o pensamento crítico e criativo. Para tal, analisaremos desde o panorama histórico e teórico até o prático, buscando vivenciar uma oficina de aprendizagem por projetos sob estudos de casos personalizados para os participantes.

 

6 – Tecnologias Educacionais
Descrição: O novo fazer pedagógico consiste na incorporação de tecnologias da informação e comunicação na educação para apoiar os processos de ensino em diferentes espaços de aprendizagem. Nesse sentido, o curso ensina a empregar recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensinar e aprender em tempos atuais, pautando- se em um olhar dinâmico e com foco em metodologias ativas.

 

7 – Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica
O curso pretende promover reflexões para construção de estratégias metodológicas, a partir de experiências práticas, para o ensino da Arte. Serão oferecidas oficinas temáticas nas linguagens de Artes Cênicas, Visuais e Música. Contextualizações teóricas também serão abordadas durante o curso.

 

8 – Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso
Pretende-se compartilhar estratégias didáticas de leitura e escrita, a partir do uso de metodologias ativas, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a prática de ensino que considere o estudante como protagonista em sua relação com os textos.

 

9 – Educação e Cultura Maker
A revolução tecnológica que assistimos nos últimos anos tem impactado diretamente nossas relações sociais e a maneira que devemos estar no mundo. Toda esta revolução tem promovido deslocamentos e exigido uma educação que dialogue e instrumentalize as pessoas com todo este aparato e inovação tecnológica, sob pena de exclusão digital daqueles que não acompanharem este processo. O desafio da trajetória educativa, nos dias atuais, é tornar-se mais significativo, promovendo conexões com o mundo e as pessoas, por meio de pedagogias progressistas que buscam evidenciar o protagonismo dos aprendentes na resolução de problemas reais do cotidiano. Rompendo, assim, com estruturas de poder tradicionais e contribuindo para o seu empoderamento.

 

10 – Metodologias Ativas nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio

A partir de contextualizações teóricas e práticas, apresentaremos possibilidades e estratégias metodológicas para Educação Física escolar alicerçadas em um conceito contemporâneo de educação por meio da qual o estudante se torna protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

 

11 – Debate docente em foco: O ensino de Ciências no século XXI

O curso pretende promover reflexão, desenvolvimento e compartilhamento de práticas que fomentem o uso de metodologias com ênfase na aprendizagem baseada em projetos. Nesse contexto, será abordada a criação de projetos e sua aplicação em sala de aula, a fim de construir experiências de aprendizagem significativas em Ciências da Natureza.

 

12 – Curso de Formação Continuada para Professores de Línguas Adicionais: Propostas Teórico-práticas

Vivemos em um mundo hibridizado, mestiço e diverso, onde a mistura linguístico-identitária é cada vez mais evidenciada. Partindo, então, da consciência de que o(a) professor(a) de línguas pode contribuir para a desconstrução de discursos únicos, globais, colaborando para a reconstrução das práticas sociais (FOGAÇA & GIMENEZ, 2007), esse curso objetiva promover uma reflexão sobre algumas das epistemes com as quais vimos operando no campo da educação linguística, encorajando práticas educativas mais alinhadas com o propósito das aulas de línguas adicionais no contexto escolar. Para tanto, propostas teórico-práticas sobre os seguintes tópicos (ou conceitos) serão abordadas: língua estrangeira x língua adicional; prática exploratória; documentos oficiais; métodos, abordagens e pós-método; abordagem comunicativa; letramento sociointeracional crítico; material didático; educação linguística decolonial; planejamento de aula e avaliação e um trabalho com a leitura que privilegie a formação cidadãos críticos.

 

2022

 

13 – Formação Escolas Interculturais

Esta primeira etapa do curso abordará o uso das metodologias ativas como prática pedagógica no contexto da sala de aula do século XXI. O objetivo é divulgar metodologias ativas que favoreçam o protagonismo dos alunos, potencializando, assim, o processo de ensino-aprendizagem.

 

14 – Tecnologias Educacionais
Apresentaremos tecnologias e dispositivos que possam auxiliar e instrumentalizar os docentes em suas práticas educativas cotidianas, buscando a inovação e a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Diante do cenário decorrente da pandemia do COVID-19, a urgente necessidade de formação/atualização dos docentes ao que tange o domínio e interação com o mundo virtual e tecnológico.

 

15 – Formação Escolas Interculturais – Etapa 2

Nesta segunda etapa do curso abordaremos temas de grande importância para professores de língua estrangeira e sua prática pedagógica. como as práticas culturais e identitárias nas aulas de línguas, os processos dialógicos entre literatura e ensino de línguas e as novas tecnologias.


16 – Metaverso e Educação

Descrição: Apresentar para profissionais da educação conceitos relacionados sobre metaverso. Através de exemplos, mostrar possíveis abordagens para tratar o assunto em sala de aula.

 

17 – Novas formas de ensinar matemática: metodologias ativas e acessíveis

Descrição: Vamos aprender novas formas de ensinar matemática, a partir da exposição e experimentação das práticas dos professores Fabiano Rapozo, Gabriel Vieira, Katia Machinez, que dividirão suas experiências no ensino, com uso de metodologias ativas e acessíveis, a partir do viés Maker, que é baseado na ideia de compartilhamento e colaboração no fazer, estimulando a criatividade e a inovação.

 

18 – Educador Maker – Ferramentas de modelagem e impressão 3D para o ensino

Descrição: Conheça e aprenda ferramentas de modelagem 3D e impressão 3D aplicadas na Educação. Todos os conteúdos serão mostrados em software gratuitos com o objetivo de democratizar o acesso e desenvolvimento de tecnologias para a sala de aula.

 

19 –  Práticas Pedagógicas para uma Educação Antirracista

Descrição: A proposta deste curso é estabelecer uma conexão entre Brasil e África, através da literatura produzida em língua portuguesa e outras manifestações culturais tradicionais africanas, a partir da leitura e apresentação de textos teóricos e literários, livros didáticos aplicados à rede de ensino e abordagem sobre manifestações culturais de tradições africanas. Além disso, pretendemos exercitar elementos da prática pedagógica que possam auxiliar na elaboração de planos de aulas e ampliar o repertório das/dos estudantes, em alternativa aos estereótipos construídos pelas narrativas hegemônicas, inclusive em relação à raça e gênero.

 

20 – Tecnologias em plataforma 3D gratuita – Minecraft
Descrição: Circuito de atividades tecnológicas para professores e jovens em plataforma 3D gratuita Minecraft, que vem crescendo como suporte educacional para professores e estudantes por ser uma plataforma de mundo aberto e possibilitar várias atividades de aprendizado.

 

21 – Alfabetização e Divulgação Científica

Descrição: Propor ferramentas na democratização e acesso ao conhecimento científico, criando condições para uma alfabetização científica, promovendo a discussão e propondo reflexões sobre a importância de aproximar ciência e sociedade, utilizando e criando metodologias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro