3° Congresso Mundial de Educação 2

3º Congresso Mundial de Educação

O Congresso, realizado de 26 a 28 de outubro de 2022, contou com diversas atividades como palestras, minicursos, debates, sessão de diálogos, exposições e lançamentos de livros, além da presença de pesquisadores mundialmente conhecidos como Alfonso Torres Carrillo, Almerindo Janela, Emilia Afonso Nhalevilo, Kaká Werá Jecupé, Nilma Lino Gomes, Patricia Hill Collins, Roberto Borges e Tiganá Santana.

 

O aforismo “Eu sou porque nós somos”, da filosofia africana do Ubuntu, foi o tema escolhido para a 3ª edição do Congresso. O axioma parte do princípio de que o modo de vida Ubuntu é intrínseco a todo ser humano e então, afirma que a humanidade de um ser é construída e adquirida através do reconhecimento da humanidade do outro. Outra questão imbricada da filosofia de vida expressa em Ubuntu é o entendimento de que o ser humano se constrói através da vida comunitária, assim, a partir da vida em sociedade o ser humano expande suas potencialidades.

 

O conceito de Ubuntu tem sido estudado em várias áreas do conhecimento nas últimas décadas, pois está inserido no contexto de pacificação no final da política de apartheid, no resgate de humanização, uma vez que são mantidas as características da cultura africana de reciprocidade, respeito e reconhecimento do outro, além de importância da união e bem-estar comunitário. Na educação, podemos facilmente encontrar em Paulo Freire a relação destes conceitos com o que ele entendeu por uma ética universal do ser humano – um processo sócio-histórico-cultural de “ser mais”, e as situações de opressão e colonização, como sendo a impossibilidade deste processo.

 

Escolher a expressão Ubuntu como inspiração para a 3ª edição do Congresso Mundial de Educação do Sesc RJ, especialmente neste momento de exacerbação da realidade histórica de intolerância, discriminação racial e exclusão social do Brasil, compreende refletir sobre a importância das relações interpessoais e comunitárias envoltas por respeito mútuo e generosidade, sobre interdependência, interconexão e possibilidades de e para uma educação humanizadora.

 

Acesse aqui o site do 3° Congresso
Acesse aqui a playlist com todos os vídeos, em português, inglês e espanhol.

Confira aqui o 2° Congresso Mundial de Educação

 

As palestras do 3° Congresso Mundial de Educação em português podem ser assistidas abaixo:

 

26/10

Mesa de Diálogos 1
Interseccionalidade e formas de opressão: a práxis interseccional

Palestrante: Patricia Hill Collins (EUA)
Mediação: Maria Teresa Esteban (UFF)

 

 

Mesa de Diálogos 2 
Relações étnico-raciais – por uma educação antirracista – igualdade e diversidade na educação

Palestrante: Nilma Lino Gomes (UFMG) / Roberto Borges (CEFET RJ)
Mediação: Adriano Silva da Rocha (Sesc RJ)

 

 

27/10

Mesa de Diálogos 3
Educação, cultura e desenvolvimento em perspectiva latino-americana – do conhecimento local ao conhecimento universal
Palestrante: Alfonso Torres Carrillo (Colômbia) /Almerindo Janela (Portugal)
Mediação: Noelia Rodrigues Pereira Rego (CEPL)

 

 

28/10

Mesa de Diálogos 4
“Eu sou porque nós somos” – Relações entre universidade, escola, formação de professoras/es e sociedade
Palestrante: Emilia Afonso Nhalevilo (Moçambique)
Mediação: Cecília Goulart (UFF)

 

 

Mesa de Diálogos 5

 “Eu sou porque nós somos”: cosmologias indígenas e afrobrasileiras e o contexto contemporâneo da educação brasileira.
Palestrante: Kaká Werá Jecupé (Instituto Arapoty) e Tiganá Santana (UFBA)
Mediação: Lídia Oliveira (UFF)

 

 

 

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