Sesc Orgulho Nerd

Orgulho Nerd

25 de maio, Dia do Orgulho Nerd

 

No Dia do Orgulho Nerd, nossa equipe preparou uma lista de indicações e dicas para quem curte o tema. 

 

Por Camila Nunes, Clarissa dos Santos, Desiane Silva, Erica Marinho, Juliana Sousa e Malena Xavier.

 

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado todo dia 25 de maio, por conta de um acontecimento relevante para a Cultura Nerd/Geek, ocorrida neste mesmo dia do ano de 1977: a estreia do primeiro filme da saga Star Wars, escrito e dirigido por George Lucas, considerado um dos maiores fenômenos no mundo do cinema, dando início a era das superproduções cinematográficas e batendo recordes de bilheteria. O filme apresentava uma fantasia científica, repleta de efeitos especiais, com uma variedade de criaturas em uma aventura espacial enfrentando batalhas interplanetárias. Tudo isso com uma trilha sonora icônica e inesquecível, criada por John Williams.

 

No ano de 2001, o dia 25 de maio ficou conhecido também como o Dia da Toalha, em homenagem ao escritor Douglas Adams, autor da trilogia (que na verdade é composta por cinco volumes) considerada o cânone da Literatura Nerd, “O Guia dos Mochileiros das Galáxias”. A obra é uma mistura de ficção científica com humor – o protagonista viaja com seus amigos pelas galáxias e descobre o quão essencial é a toalha para um mochileiro interestelar, item indispensável para o viajante. Os fãs do Guia do Mochileiro passaram a carregar toalhas para homenagear o autor Douglas Adams – falecido dia 11 de maio de 2001, alguns dias antes do escolhido para ser o dia do Orgulho Nerd.

 

Ser considerado nerd, nem sempre foi visto positivamente. Muitas vezes, este termo era relacionado às pessoas de comportamento tímido e com dificuldades de socialização, com grande interesse em assuntos como quadrinhos, games, fantasia e ficção científica. Ter interesses em assuntos como esses era visto de forma negativa, e acabava se tornando um hobby muito solitário. Porém muitos dos assuntos passaram a integrar o ramo da cultura pop, assim como a explosão dos filmes e seriados sobre super heróis, fazendo com que o termo não ficasse mais restrito a um tipo de comportamento, mas se ampliasse ao gosto pelo gênero, fazendo com que nerds e fãs de cultura pop passassem a integrar o mesmo grupo.

 

Esse dia comemorativo é recente. Mas já era muito comum ter uma série de eventos entre admiradores desse amplo universo. Assim como encontros entre colecionadores de História em Quadrinhos, jogadores de RPG (Role Playing Game), gamers, cosplayers, fãs de animes, mangás, séries, filmes de ficção científica e de heróis. Há alguns eventos muito conhecidos como Anime Friends, Brasil Game Show, Game XP, Comic Con Experience e Jedicon. Até mesmo blocos de carnaval voltado a esse público, como o Marcha Nerd e o Desliga da Justiça.

 

Saiba como foi a 3ª Edição do Orgulho Nerd

 

Semana Sesc do Orgulho Nerd | Orquestra Geek Ritornelo de Jedi.

 

 

 

Semana Sesc do Orgulho Nerd | Tutorias de games com Sidão do Game

 

 

 

Quadrinhos, Programas e métodos práticos | HQ Arte e Concepção

 

 

 

 

Abaixo temos alguns termos muito conhecidos no universo nerd:

 

HQs: História em Quadrinhos é uma narrativa gráfica feita em pequenos quadros com desenhos e textos. Também conhecidas como gibis ou revistinhas.

 

Mangá: É o quadrinho japonês. Eles são lidos de forma diferente, da direita para a esquerda, de trás para a frente.

 

Graphic Novel: HQs com início, meio e fim, voltadas ao público adulto, impressas em material de qualidade, com capa dura em formato livro. Uma importante representante desse gênero é Maus, ganhadora do prêmio Pulitzer de Literatura.

 

Literatura Fantástica: Um gênero literário que possui uma narrativa fantástica, um realismo mágico, composta de elementos imaginários, personagens como monstros, seres invisíveis e mágicos. Essa narrativa fantástica popularizou-se através dos anos não só através de livros, mas pelos filmes, séries, jogos, além de outras mídias. Muitas obras que fazem parte dessa narrativa, são clássicos para a Literatura nerd. Como O senhor dos anéis, As crônicas de Nárnia, A guerra dos Tronos, Harry Potter.

 

O gênero também tem como representantes escritores clássicos como Edgar Allan Poe (considerado precursor da Literatura fantástica), Jorge Luis Borges em seu O Livro dos seres imaginários e Howard Phillips Lovecraft com os seus Mitos de Cthulhu.

 

No âmbito nacional a Literatura fantástica tem se tornado muito forte, com autores como Eduardo Spohr (A batalha do Apocalipse), Carolina Munhóz (A Fada), André Vianco (Os Sete).

 

Para comemorar essa data, a equipe de Bibliotecas do Sesc RJ trouxe uma série de dicas para você entrar no clima. Segurem a toalha e vejam as dicas que temos para vocês:

 

TapasPlataforma com grande coleção de quadrinhos e mangás online, de forma gratuita com mais de 5000 artistas que publicam seus trabalhos gratuitamente.

Afro Nerd: Página do instagram com resenhas, dicas e opiniões, além de abordar a pluralidade e representatividade nas Histórias em Quadrinhos – @thih_barros

Gibiteca Balão: Página do Projeto social de incentivo à leitura e às práticas lúdicas, fundado em 2014. Localizado no extremo Leste de São Paulo. Cultura Nerd na periferia!

Fora do plástico: Página dedicada ao universo dos quadrinhos. Os HQs são a pauta de discussão.

Nerdcast: Um dos podcasts de maior audiência, surgiu a partir do Blog Jovem Nerd.

Hodor Cavalo: Podcast quinzenal que discute os livros As crônicas de gelo e de fogo.

Confins do universo: Podcast sobre o universo das HQs.

 

Além de alguns autores da literatura nerd brasileira, como: Affonso SolanoAna Lúcia MeregeAndré RegalAndré ViancoAzaghalCarolina Munhóz, Clecius Alexandre DuranCristina PezelDanilo SarcinelliDiogo AndradeDouglas MCTEduardo SporhEric NovelloFábio BarretoFelipe CastilhoIan FraserJoão Paulo SilveiraLeonel Caldela, Marcus SianiRafael CordeiroRaphael DracconRenata Ventura e Thiago d’Evecque.

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro