Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 10

Projeto Consciências – Lutando contra o racismo

“A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.                                                                                Paulo Freire

 

Para que um indivíduo que sofre opressão social, perceba-se enquanto um ser oprimido, ele precisa tomar consciência sobre a realidade que ele está submetido. Da mesma forma, o indivíduo opressor deve se conscientizar sobre sua prática e suas implicações… Isso se aplica também ao advento do racismo estrutural brasileiro que é internalizado pelas pessoas que o sofrem e pelas pessoas que o praticam. A tomada de consciência faz nos perceber que o racismo é uma grande mazela no Brasil, e que precisa ser combatida cotidianamente. A educação, por sua vez, não pode ficar alijada desse processo. De acordo com Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.  A superação do racismo ainda presente em nossa sociedade é um imperativo. É uma necessidade moral e uma tarefa coletiva, de brancos e negros, de primeira grandeza. E a educação é um dos terrenos decisivos para que sejamos vitoriosos nesse esforço.

 

O projeto CONSCIÊNCIAS do SESC RJ visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes, para que assim, possamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo o racismo e todas as suas interseções e ramificações.

 

Com uma programação multilinguagem, distribuída por três unidades do SESC RJ, entre os meses de abril e dezembro, iremos envolver professores, pesquisadores, artistas e o grande público em um grande debate acerca do racismo, buscando caminhos e estratégias para a superação, bem como, evidenciando a valiosa contribuição do povo negro para a formação da sociedade brasileira.

 

PROGRAMAÇÃO CONSCIÊNCIAS

 

O projeto será realizado de abril a dezembro percorrendo as unidades Madureira (abril a junho), São João de Meriti (julho a setembro) e Ramos (outubro a dezembro).

A equipe de Arte, Ciência e Tecnologia da Unidade SESC Madureira recebe a abertura do projeto com uma programação construída a partir de um embasamento teórico-metodológico fundamentado nos conceitos de ancestralidade, saberes tradicionais, (re) valorização de trajetórias, (re) conhecimento de costumes, identificação das estruturas perpetuadores do racismo, e na construção de novos futuros. A programação foi dividida em três eixos principais, perpassando os tempos passados, presente, e futuros potenciais: (1) novembro é todo dia, no qual propomos discutir representatividades, conhecimentos e histórias a partir do instrumento do educar: livros e história oral, (2) memória, acervo e patrimônio negro, no qual iremos abordar a história negra a partir de acervos vivos e museais, retratando ancestralidades e percursos, e (3) presente e futuro: como estamos e como vamos, em que buscamos debater sobre o racismo nas suas mais variáveis formas, discutindo perspectivas futuras para a população negra e apresentar possíveis caminhos.

 

A idealização dos tempos cronológicos e a estrutura de resgate de memórias, costumes e fazeres teve como alicerce dois simbolismos africanos: o pássaro mítico Sankofa e a árvore ancestral baobá.  O Sankofa (Sanko = voltar; fa = buscar, trazer) tem sua origem em um provérbio dos povos de língua Akan da África Ocidental. Em Akan “se wo were fi na wosan kofa a yenki”, que pode ser traduzido por “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”. Como símbolo, Sankofa pode ser representado como um pássaro mítico que voa para frente, tendo a cabeça voltada para trás e carregando no seu bico um ovo, o futuro. Sendo assim, na programação buscamos abordar os três tempos, na mesma perspectiva, propondo pensar futuro e entender o presente a partir do passado.

 

O simbolismo do baobá, por outro lado, carrega duas conotações conflitantes. De um lado, originalmente, simboliza a ancestralidade, os antepassados e os saberes tradicionais africanos, sendo uma árvore considerada sagrada para muitos povos do continente. Por outro, simboliza a perda de identidades, da liberdade e dos nomes de pessoas escravizadas forçadas a passar por um ritual em volta de seu tronco antes de deixarem suas terras em direção às Américas. Na perspectiva de resgate simbólico do que fora esquecido, invisibilizado e negligenciado, adotamos o baobá, como instrumento de ressignificação originária.  Em consonância com os princípios teóricos e abordagens metodológicas inseridas nos conceitos expostos, segue abaixo a programação pensada para o projeto CONSCIÊNCIAS para realização no SESC Madureira e parceiros institucionais (com poucas exceções a inserir mediante confirmação).

 

Conheça mais sobre o projeto:

Ebook “O despertar das consciências”
Projeto CONSCIÊNCIAS no novembro negro
Projeto CONSCIÊNCIAS em São João de Meriti 
Curso preparatório de mestrado e doutorado para negros, indígenas e asiáticos
Projeto CONSCIÊNCIAS e Muhcab
Luta antirracista: Pesquisadora e escritora Lia Schucman discute o lugar do branco nas relações raciais brasileiras
Abertura do projeto CONSCIÊNCIAS

 


 

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO

Lançamento do e-book “O despertar das consciências”

Data: 08/12
Horário: 14h às 18h30
Local: Shopping São Luis (Shopping dos Peixinhos)

 

 

Lançamento do ebook 1

 


 

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO 

 

Debate com Lázaro Ramos

Data: 30/11
Horário: 17h | Gratuito
Local: São João de Meriti

 

Projeto CONSCIÊNCIAS no Novembro Negro 1

 


Marcando o Novembro Negro, o projeto CONSCIÊNCIAS, na unidade São João de Meriti, convida o ator e diretor Lázaro Ramos para um bate-papo a partir da exibição do filme “Medida Provisória” , retratando o protagonismo negro nas produções do conhecimento, de artes e de tecnologias. Fortalece, assim, um presente-futuro que não seja evidenciado pelo racismo, opressão e violência, mas, representatividade e valorização/positivação da identidade negra.

 

Sinopse do filme “Medida Provisória”:
Em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além de seu primo, o jornalista André, que mora com eles no mesmo apartamento. Diretor: Lázaro Ramos

A exibição do filme ocorrerá no teatro da unidade São João de Meriti e estará sujeito à lotação máxima.

Para maiores informações, entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br.
Informações sobre o projeto CONSCIÊNCIAS: adriano.rocha@sescrio.org.br.

 

Unidade Ramos

MARGINAL Y- GUAÇU
09 a 11/11 | 9h | TERÇAS A SEXTAS | LIVRE | GRÁTIS
A programação faz parte do projeto CONSCIÊNCIAS que visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e antirracista, realizando apresentações do espetáculo, que aborda narrativas dos povos indígenas e africanos que viveram a experiência da diáspora no Recôncavo da Guanabara, seguidas de conversas mediadas pelos pesquisadores que fundamentaram a atividade, com a participação especial de Nielson Bezerra, Pós-doutor em História da Diáspora Africana (York University, Canadá;) e Diretor de Pesquisa do Museu Vivo do São Bento, e, ainda, a oficina “Vivência de corpo e dança – O corpo é campo de memórias”,   com experimentações que proporcionam a vivência prática do público no processo criativo da construção desta realização.

Local: Colégios Estaduais da área de abrangência da unidade Ramos

 

REFLEXÕES E DIÁLOGOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS
03 a 24/11 | 10h | TERÇAS E QUINTAS I LIVRE | GRÁTIS
O ciclo de oficinas conta com a parceria das integrantes do Comitê Pró – Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz que abordarão diferentes aspectos que contribuirão para práticas antirracistas, com os temas:
“Letramento racial: Identidade e representatividade” com Hilda S. Gomes, Mestre em Educação, docente no programa de pós graduação da Fiocruz; “Por uma sociedade antirracista: onde eu entro nessa história?”, com Roseli Rocha, Doutora em Serviço Social, Assistente Social no IFF Fiocruz; “Empreendedorismo e mercado de trabalho” com Meony S. dos Santos; “Literatura, ancestralidade e resistência” com Fatima Loroza, Especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social; “Comunicação pela diversidade: práticas antirracistas” com Marina Maria da Silva, Mestra em Comunicação, Informação e Saúde pela Fiocruz e tecnologista em saúde pública na Fiocruz.

Local: Colégios Estaduais da área de abrangência da unidade Ramos

 

APRESENTAÇÃO POETAS COMPULSIVOS, WORKBEAT E RAPLAB
14 a 20/11 | 14h | LIVRE | GRÁTIS
A apresentação vai reunir artistas da região de abrangência de Ramos que vão mesclar intervenções poéticas, com a discotecagem e show, convidando o público presente a participar do microfone aberto, no dia 20 de novembro, em uma programação conjunta na unidade Ramos.
Antecedendo a apresentação, do dia 14 a 19, serão realizadas as oficinas “Beatmaker” que vai propor para estudantes de ensino médio da rede pública de ensino uma experimentação na produção de música eletrônica, utilizando softwares e equipamentos de um setup profissional, que será complementada com a oficina RapLab, que vai proporcionar que os estudantes possam produzir coletivamente e colaborativamente uma música na linguagem musical do Rap, oportunizando que os participantes ensaiem e gravem a música no estúdio móvel montado para a atividade.

Local: Colégios estaduais da área de abrangência e unidade Ramos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXPOSIÇÃO MULTILINGUAGEM: O PASSADO E O PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DE FUTUROS NEGROS
25 a 30/11 | 14h | LIVRE | GRÁTIS
A exposição multilinguagem tem como enfoque apresentar os cientistas, Antônio Carlos (pesquisador e professor de Física Atômica e Molecular), Brunna Cannes (psicóloga, psicanalista e e doutoranda em Memória Social pela UNIRIO), Pâmela Carvalho (Historiadora, mestra em Educação, e coordenadora na Redes da Maré), Roseane Maria Corrêa (doutoranda em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, pesquisadora sobre a saúde da mulher negra) suas trajetórias e trabalhos, e os artistas Ana Brito (artista visual e escritora), Davi de Macena (artista multilinguagem da Maré), Larissa Chagas (estudante de Arquitetura e Urbanismo e artista visual), e Nlaisa Luciano (educadora popular e pesquisadora em audiovisual), que desenvolvam sua arte com a estética afrofuturista, inspirados nestes cientistas, ambos relacionados aos contextos do território da unidade, seguida de roda de conversa com os participantes da 1ª e 2ª edição, com mediação das curadoras.

Local: Unidade Ramos

 

APRESENTAÇÃO MAIS UNS CONTOS
03, 10, 17/11 | QUINTAS | 10h | LIVRE | GRÁTIS

O projeto Consciências do Sesc RJ visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes, para que assim, possamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo o racismo e todas as suas interseções. A atividade proposta consiste em três sessões de contação de histórias denominada “Mais Uns Contos” com Juliana Correia – BaObazinhO. O trabalho alia arte, memória e educação a partir de contos da tradição oral africana e afrodiaspórica.

Local:  Fazendinha Sesc

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A LENDA DA BONECA ABAYOMI
20/11 – DOMINGO | 15h | LIVRE | GRÁTIS

O projeto Consciências do Sesc RJ visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes, para que assim, possamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo o racismo e todas as suas interseções. Dircéa Damasceno contadora de histórias estará apresentando a história em torno da temática da confecção da boneca que é feita sem uso de cola ou costura, somente tiras de pano. A história da boneca Abayomi representa um símbolo de resistência , tradição e poder feminino. Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá.

Local: Sesc Ramos

 

OFICINA POR UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA: ONDE EU ENTRO NESSA HISTÓRIA?
Data: 10/11
O tema “Por uma sociedade antirracista: onde eu entro nessa história?” será desenvolvido por Roseli Rocha, Doutora em Serviço Social, Mestra em Política Social, Assistente Social no IFF Fiocruz.

 

OFICINA EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO
Data: 17/11
O tema “Empreendedorismo e mercado de trabalho” será desenvolvido por Meony S. dos Santos, Profissional de Bio-Manguinhos/Fiocruz, docente no Senac RJ, graduada em Matemática, com pós-graduação em docência da Educação Superior e MBA em Gestão de projetos pela Cândido Mendes.

 

OFICINA COMUNICAÇÃO PELA DIVERSIDADE: PRÁTICAS ANTIRRACISTAS
Data: 
24/11
O tema “Comunicação pela diversidade: práticas antirracistas” será desenvolvido por Marina Maria da Silva, Mestra em Comunicação, Informação e Saúde pela Fiocruz, graduada em Jornalismo e tecnologista em saúde pública na Fiocruz.

 

Unidade Madureira

Passeio pela Pequena África com o SESC+ Infância
16 e 17/11
O projeto CONSCIÊNCIAS promoverá um tour pelo território da Pequena África (Gamboa/Centro) para as crianças e familiares do projeto Sesc+ Infância da unidade Madureira. A proposta visa apresentar os territórios históricos que narram a origem da população negra na cidade do Rio de Janeiro com um recorte identitário, cultural e educativo. Convidaremos Cosme Felippsen, líder comunitário local com longa experiência em mediações na região.

 

Unidade São João de Meriti

Espetáculo Turmalina 18-50
Data: 22/11
Horário: 17h
O projeto CONSCIÊNCIAS celebra a memória da vida de João Cândido, líder da Revolta da Chibata que levou ao fim os castigos corporais na Marinha Brasileira. A apresentação refaz os caminhos percorridos pelo “Almirante Negro” como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória, promovido sistematicamente pelos “brasis oficiais”. Destaca-se ainda, o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto, em São João de Meriti, que dá título ao espetáculo.

 

Curso Pensadores que Constroem uma Educação Antirracista
Datas: 16, 23 e 30/11
O curso apresenta ao público os principais pensadores e intelectuais que, ao longo dos últimos anos, constroem e atuam diretamente a favor de uma educação antirracista através de suas práticas e metodologias.
O curso será ministrado pelo professor Vladimir de Oliveira. Vladimir é coordenador pedagógico e articulador social com vivência em atividades escolares em período integral, além de prática educacional em movimentos sociais e ONGs. O curso acontecerá no Ciep Brizolão, 179.

 

Debate com Lázaro Ramos
Data: 30/11
Horário: 17h | Gratuito
Marcando o Novembro Negro, o projeto CONSCIÊNCIAS, na unidade São João de Meriti, convida o ator e diretor Lázaro Ramos para um bate-papo a partir da exibição do filme “Medida Provisória” , retratando o protagonismo negro nas produções do conhecimento, de artes e de tecnologias. Fortalece, assim, um presente-futuro que não seja evidenciado pelo racismo, opressão e violência, mas, representatividade e valorização/positivação da identidade negra.

 

Sinopse do filme “Medida Provisória”:
Em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além de seu primo, o jornalista André, que mora com eles no mesmo apartamento. Diretor: Lázaro Ramos

A exibição do filme ocorrerá no teatro da unidade São João de Meriti e estará sujeito à lotação máxima.

Para maiores informações, entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br.
Informações sobre o projeto CONSCIÊNCIAS: adriano.rocha@sescrio.org.br.

 

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO – RAMOS

ACT CONSCIÊNCIAS MARGINAL Y GUAÇU
01 a 30/10 | 14h | Livre| GRÁTIS
A programação faz parte do projeto CONSCIÊNCIAS que visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e antirracista, realizando apresentações do espetáculo, que aborda narrativas dos povos indígenas e africanos que viveram a experiência da diáspora no Recôncavo da Guanabara, seguidas de conversas mediadas pelos pesquisadores que fundamentaram a atividade, e, ainda, oficinas com experimentações que proporcionam a vivência prática do público no processo criativo da construção desta realização.

Local: Colégios estaduais da área de abrangência da unidade Ramos

 

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO E OUTUBRO – SÃO JOÃO DE MERITI

Curso Práticas Pedagógicas para uma Educação Antirracista
09/09 a 05/10
Proposta deste curso é estabelecer uma conexão entre Brasil e África, através da literatura produzida em língua portuguesa e outras manifestações culturais tradicionais africanas, a partir da leitura e apresentação de textos teóricos e literários, livros didáticos aplicados à rede de ensino e abordagem sobre manifestações culturais de tradições africanas. Além disso, pretendemos exercitar elementos da prática pedagógica que possam auxiliar na elaboração de planos de aulas e ampliar o repertório das/dos estudantes, em alternativa aos estereótipos construídos pelas narrativas hegemônicas, inclusive em relação à raça e gênero.

 

Programação do Sesc São João de Meriti 1

 

Exposição Futurismo Ancestral
08/9  a  30/10|  Livre | GRÁTIS
O objetivo é realizar uma exposição de obras visuais que resultem do desenvolvimento de uma pesquisa sobre a introdução de novas tecnologias como ferramenta na produção das artes visuais, através da utilização de técnicas de impressão 3D. O recurso semântico usado é o conjuntos de códigos arquetípicos conhecidos como “adinkras”(importantes símbolos milenares dos povos achanti, atual Gana), tradicionais em algumas regiões africanas, que transmitem valores ancestrais. O tema das obras são reflexões sobre afrofuturismo, presente aqui como elemento filosófico, pensando possíveis futuros.

Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

 

Programação do Projeto Consciências 15

 

 

Workshop Futurismo Ancestral 3D
10/9 | 13h | Livre | GRÁTIS
Worshop traz breve explicação sobre o processo de desenvolvimento da exposição desde o seu conceito até a técnica utilizada. Apresentação de uma impressora 3D. Uma visita guiada até cada peça da exposição explicando sobre o conceito de cada peça e seu teor afrofuturista modtrando como a arte é uma poderosa ferramenta na educação do nosso olhar para o futuro. Abrindo novas possibilidades com a inserção de novas técnicas e tecnologias, e criando imagens que ampliam nosso repertório imaginativo.

Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

Programação do Projeto Consciências 16

 

 

Estratégias de comunicação para pessoas pretas
14/9 | 15h | Livre | GRÁTIS
A comunicação digital está em crescimento e é espaço de visibilidade para muitos grupos sociais, dentre eles a população negra. Nas redes sociais, ‘creators’ negros enfrentam dificuldades técnicas e até mesmo desistem de produzir conteúdo. Nesta palestra, eu conto a minha história e apresento algumas ferramentas de produção e proteção online.

 

Nathalia Braga
Nathália Braga é jornalista pela UFRJ e criadora de conteúdo. Atualmente, é repórter do The Intercept Brasil e apresenta o Resumo da Semana, o que lhe rendeu o Troféu Mulher Imprensa em 2021. Nas redes sociais, aborda temas como tecnologia, sexualidade, infância, gênero e questões raciais, e participa das turmas do YouTube Fundo Vozes Negras e do Programa de Aceleração Para Creators do LinkedIn. É diretora e apresentadora do documentário ‘Infância em Caixa’, que fala sobre a exploração publicitária de crianças influenciadoras e tem lançamento previsto para 2023. Nathália também é co-fundadora do Influência Negra e ex-diretora do podcast da plataforma, que recebeu o prêmio Sim à Igualdade Racial.

Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

Programação do Projeto Consciências 17

 

 

Construção de espaços para formação de jovens negras em audiovisual.
21/9 | 15h | Livre | GRÁTIS
Só conseguimos ver sentido no processo educacional quando somos afetadas de fato ao longo dessa jornada. Nesse encontro vamos conversar sobre o impacto causado ao criarmos espaços de formação em audiovisual focados na aprendizagem de mulheres negras que querem se inserir na área do cinema e jogos.

 

Gabriela Gonçalves
Gabriela é pedagoga formada pela Faculdade de Educação da UFRJ. Em 2019 participou do Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem com o empreendimento “Clube Caixa Preta”. Atualmente coordena o projeto de formação “Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual” na Escola de Audiovisual e Novas Tecnologias Cinema Nosso.

Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

Programação do Projeto Consciências 18

 

 


 

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO – SÃO JOÃO DE MERITI

 

TURMALINA 18-50
12 e 13/8 | 17h e 19h | 12 anos | GRÁTIS

O espetáculo tem como título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata e refaz os caminhos percorridos pelo “Almirante Negro” como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória, promovido sistematicamente pelos “brasis oficiais”. O episódio que levou ao fim dos castigos corporais na Marinha brasileira é o ponto de partida para a trajetória de vida de um personagem fundamental na luta pela igualdade racial no país.

O espetáculo ocorrerá no Sesc  São João de Meriti e estará sujeito a lotação máxima. Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

 

CURSOS PENSADORES QUE CONSTROEM UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
18 e 25/8 e 01/9 | 14h | Livre | GRÁTIS

O curso apresenta ao público os principais pensadores e intelectuais que ao longo dos últimos anos constroem e atuam diretamente a favor de uma educação antirracista através de suas práticas e metodologias.

O curso será ministrado pelo professor Vladimir de Oliveira. Vladimir é coordenador pedagógico e articulador social com vivência em atividades escolares em período integral, além da prática educacional em movimentos sociais e ONGS.

O curso ocorre em formato presencial, em parceria com o Instituto de Educação de São João de Meriti. Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

 

LIVE MULHERES NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
23/8 | 16h | Livre| GRÁTIS

A live apresenta a importância, influência e luta das mulheres negras pelo direito à educação, sobretudo, a defesa pela educação antirracista, tendo como referência o exemplo da professora, filósofa e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez.

A live ocorre em formato virtual no Instagram do Sesc São João de Meriti. Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

Convidadas:

Melina de Lima:

Melina de Lima é historiadora e neta da grande intelectual e ativista Lélia Gonzalez, que foi uma das precursoras do feminismo negro no Brasil. Manter e espalhar esse legado é essencial e necessário, e foi aí que surgiu o PROJETO LÉLIA GONZALEZ VIVE, que é de coautoria de Melina, com mais familiares de Lélia, a ONG Nossa Causa e voluntários de várias partes do Brasil. Recentemente, se juntou a família em mais uma forma de dar luz a esse legado, é a Diretora de Educação e Cultura do Instituto Memorial Lélia Gonzalez, que terá início em breve.

Bio resumida:

Melina de Lima é historiadora e neta da grande intelectual e ativista Lélia Gonzalez, que foi uma das precursoras do feminismo negro no Brasil. Diretora de Educação e Cultura do Instituto Memorial Lélia Gonzalez.

 

Eliane de Almeida:

Eliane Almeida é Yalorixá, artesã e modeladora em barro. Sobrinha de Lélia Gonzalez, está à frente do projeto Lélia Gonzalez Vive, que promove ações para manter e divulgar o legado da autora.

 

Mediação:

Juliana de Moraes Monteiro:

Juliana de Moraes Monteiro é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2019) . Atualmente, é bolsista Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), por meio da qual realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de Gênero, raça e colonialidade, e coordena o projeto Mulheres que leem mulheres.  É co-autora de Trauma/ arte contemporânea brasileira, autora de O que a Esfinge ensina a Édipo: sobre os limites de interpretação na arte contemporânea e co-organizadora de Agambiarra: escritos sobre a filosofia de Giorgio Agamben.

Bio resumida:

Juliana de Moraes Monteiro é doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de Gênero, raça e colonialidade, e coordena o projeto Mulheres que leem mulheres.

 


PROGRAMAÇÃO DE JULHO – SÃO JOÃO DE MERITI

MESA DE DEBATE
POVOS INDÍGENAS, SUAS VIVÊNCIAS E TECNOLOGIAS ANCESTRAIS
20/7 | 15h | Livre | GRÁTIS
A mesa de debate tem como proposta discutir a importância dos povos indígenas, suas vivências e tecnologias ancestrais enquanto aspectos essenciais para a nossa origem social.
Informações: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.
O evento é livre, gratuito e presencial na Unidade Sesc São João de Meriti.

 

Programação do Projeto Consciências 7

 

CURSO
MEMÓRIAS, RESISTÊNCIA E ANCESTRALIDADES
23, 30/7 e 06/8 | 9h | Livre | GRÁTIS
O curso apresenta ao público a conscientização sobre a importância do conhecimento da história negra, suas origens e heranças para que de fato tenhamos uma educação pautada em práticas antirracistas.
O curso está sujeito a agendamento prévio Verifique e solicite a inscrição por e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.

 

Programação do Projeto Consciências 9

 

LIVE
SABERES ANCESTRAIS DA MULHER INDÍGENA NO BRASIL
26/7 | 16h | Livre | GRÁTIS
A live apresenta ao público a importância e representatividade da mulher indígena no Brasil, sua ancestralidade, saberes e seu aspecto essencial para o desenvolvimento e origem da nossa formação sociocultural.
Informações: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.
O evento é livre, gratuito e virtual no Instagram da Unidade Sesc São João de Meriti.

 

Programação do Projeto Consciências 10

 

MESA DE DEBATE
ANCESTRALIDADES QUILOMBOLAS, SEUS ESPAÇOS E HISTÓRIAS
27/7 | 15h | Livre | GRÁTIS
A mesa de debate tem como proposta discutir a ancestralidade presente nos quilombos enquanto importante espaço de produção social, resistência e valorização da cultura africana.
Informações: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.
O evento é livre, gratuito e presencial na Unidade Sesc São João de Meriti.

 

Programação do Projeto Consciências 8

 

 


 

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO – SEDE

 

PALESTRA “O LUGAR DO BRANCO NAS RELAÇÕES RACIAIS BRASILEIRAS”
30/06 | 15h | Gratuito | Auditório da Sede | Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo

 

Temas abordados: racismo estrutural; racismo institucional; racismo inter-pessoal; branquitude; negritude; organizações sociais.

A palestra tem como objetivo discutir o papel das pessoas brancas na luta racial a partir do reconhecimento e resolução de variadas formas de racismo, como o estrutural, institucional, e interpessoal, nas diversas organizações sociais.

 

Palestrante: Lia Vainer Schucman.
Inscrições devem ser realizadas na hora e no local do evento.

 

Sobre a autora: Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia.
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais. Autora dos livros: “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor” (EDUFBA, 2018).

 

 

Programação do Projeto Consciências 2

 

 


 

 

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO – MADUREIRA

 

CURSO PREPARATÓRIO PARA MESTRADO E DOUTORADO PARA PESSOAS NEGRAS, INDÍGENAS E ASIÁTICAS
04/06 a 25/06 | aos sábados | 13h30 às 17h30 | 18 anos | Carga horária total: 16h | Atividade Híbrida

 

A equipe de Arte, Ciência e Tecnologia do SESC Madureira convida a sociedade civil a participar do Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Negros, Indígenas e Asiáticos, a ocorrer nos sábados de junho (04, 11, 18 e 25/06), de 13h30 às 17h30, com o objetivo de auxiliar estas parcelas da população a alcançar posições acadêmicas de maior valor mercadológico e intelectual para a sociedade, reforçando valores, saberes, fazeres e locais étnicos e identitários.

 

O preparatório visa capacitar pessoas negras, como o maior grupo étnico racial no Brasil e outros grupos étnico-raciais excluídos, com o intuito de promover a representatividade no corpo discente e docente em busca de uma pós-graduação mais plural e uma sociedade mais igualitária.

 

Mediadores: Patrícia Dias, Arlete Nery, Jéssica Coelho e Leopoldo Pio.

Link para realizar inscrição: bit.ly/sesconsciencias
Dúvidas na plataforma acesse tutorial: https://bit.ly/3FB0aaI
Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

 

Programação do Projeto Consciências

 

 

LIVE “MULHERES NEGRAS: DISCURSOS SOBRE A SOLIDÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS”
10/06 | 16h | Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira
A palestra virtual tem como objetivo discutir as relações e estruturas de poder no contexto da manutenção das relações étnico-sociais desiguais e discriminatórias em um recorte feminino e virtual.
Palestrante: Glenda Melo. Não há necessidade de inscrição.

 

Programação do Projeto Consciências 3

 

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “CRAQUE ESQUECIDO”
11/06 | 10h | Carga horária: 2h | 12 anos | Unidade Madureira | Teatro Sesc Madureira
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Sinopse: Eis que começa o sonho! O sonho da maioria dos meninos brasileiros, o de ser um craque de bola. Um deles, nascido lá pelos idos de 1932 em Marechal Hermes, também nutria esse sonho. No meio futebolístico se destacou e ganhou um apelido curioso: “Ladrão de Bola”, Paulinho Ladrão de Bola. Se outrora fora um craque, lembrado por muitos, ovacionado por uns e odiado por tantos outros, nos dias de hoje, não se lembra das coisas. Mediação: Ygor Lioi (direção) e Clementino Junior (cineasta).
Inscrições devem ser realizadas na hora e no local do evento.

 

Programação do Projeto Consciências 4

 

ACERVOS, IDENTIDADES E ARTEFATOS NEGROS: MEDIAÇÕES PRESENCIAIS DE PATRIMÔNIOS DIGITALIZADOS
15 e 22/06 | 10h | Carga horária: 2h | Livre | Unidade Madureira
A programação consiste na mediação de acervos virtuais e digitalizados de museus e instituições de memória negra no país de maneira presencial. O objetivo da atividade é trazer estes acervos para dentro do Sesc, a partir do contexto de valorização da identidade, tecnologia e ciência negra e brasileira. Serão abordadas duas exposições: (1) Das Galés às Galerias: representações e protagonismos do negro no acervo do Museu Nacional de Belas Artes e (2)  Design e Tecnologia na Escravidão: as habilidades e conhecimentos africanos que construíram o novo mundo e inspiram o presente do Museu Afro Brasil.
Inscrições devem ser realizadas na hora e no local do evento.

 

PASSEIO TURÍSTICO PELA PEQUENA ÁFRICA
18/06 | 07h30 e 13h30 | Carga horária: 3h | Gratuito | Público PCG
A programação consiste em um tour presencial pela região da Pequena África com o objetivo de conhecer locais historicamente relevantes para a origem, cultura e história da população negra, como o Cais do Valongo, Pedra do Sal, e museus de acervo preto da região do Centro e Gamboa.
Mediador: Cosme Felippsen
Atividade reservada para o TSI da Unidade Madureira e Instituições de território parceiras.

 

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “DIAS DE QUARENTENA”
18/06 | 16h | Carga horária: 2h | 10 anos | Unidade Madureira | Teatro Sesc Madureira
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Sinopse: Uma família tenta se adaptar à quarentena para combater o (Covid-19) nas primeiras semanas da pandemia. Direção: Juciara Awô e Luana Arah. Debatedora: Mariana Maia (roteiro e atuação).
Mediação: Davidson Davis Candanda (direção) e Clementino Junior (cineasta).
Inscrições devem ser realizadas na hora e no local do evento.

 

CURSO “RACISMO RECREATIVO: O QUE É, COMO IDENTIFICÁ-LO E SUAS ABORDAGENS EM ESPORTE COLETIVOS”
21/06 | 9h – 12h e 13h – 16h | Carga horária: 3h | 1º E.M. | Colégio Estadual Professor José Accioli
A programação tem como objetivo discutir o racismo estruturalmente camuflado nas relações cotidianas, como no humor, esportes e brincadeira, trazendo estratégias de reconhecimento e abordagens de resolução de conflitos.
Mediadora: Camila Reis Tomaz.
Atividade fechada para público interno da instituição de ensino.

 

LIVE “PRETO: POTÊNCIA DOS PÉS À CABEÇA”
22/06 | 15h | Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira
A palestra virtual tem cunho educativo e objetivo de debater, a partir de um recorte humanístico e científico, sobre a saúde mental e como a ausência da mesma tem contribuído para um genocídio silencioso na população preta.
Palestrante:
Mariana Leão e Raphaela Caboclo. Não há necessidade de inscrição.

 

CURSO “MARKETING DIGITAL E EMPREENDEDORISMO NEGRO”
22, 23 e 24/06 | 18h | Carga horária: 5h | 14 anos | Plataforma: Microsoft Teams
A programação consiste em um curso introdutório de empreendedorismo negro, abordando plataformas, ferramentas e estratégias de marketing digital e estudos de caso, além de debater questões como racismo algorítmico e representatividade virtual negra.
Mediador: Vitor Maia. Vitor Maia é especialista em marketing digital, homem negro que atua na coordenação de mídia de participantes do programa Big Brother Brasil.

Link para realizar inscrição: bit.ly/sesconsciencias
Dúvidas na plataforma acesse tutorial: https://bit.ly/3MbftZw
Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Programação do Projeto Consciências 5

 

OFICINA “CORPO E TERRITÓRIO: UMA REPRESENTAÇÃO SOBRE RACISMO AMBIENTAL”
24/06 | 9h – 12h e 13h – 16h | Carga horária: 3h | 2º E.M. | Colégio Estadual Professor José Accioli
Encontros dinâmicos e expositivos sobre a temática do Racismo Ambiental e suas ramificações na Natureza, Corpo e Território. Visando trabalhar o conceito mais atrelado às práticas cotidianas e reconhecimento das estruturas sociais.
Mediadora: Pammella Casimiro.
Atividade fechada para público interno da instituição de ensino.

 

OFICINA “MOVIMENTO PRETO: LINGUAGENS CORPORAIS ANTIRRACISTAS E SUA RELEVÂNCIA NO RESGATE DE SI”
01/07 | 9h-12h e 13h-16h | Carga horária: 3h | 3º E.M. | Colégio Estadual Professor José Accioli
A programação possui como objetivo a busca pelo autoconhecimento a partir de traços e movimentos corporais que indicam trajetórias e ancestralidades, como capoeira, jongo, charme, entre outros.
Mediadora: Camila Reis Tomaz.
Atividade fechada para público interno da instituição de ensino.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Consciências 3

 

MAIO

LIVE “RELEITURA DE ACERVOS AFRICANOS: DA RESERVA COMUNITÁRIA À EXPOSIÇÃO IMPERIALISTA COMERCIAL”
11/05 | Quarta-feira 10h  Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira
A palestra virtual tem como objetivo debater a importância das comunidades locais moçambicanas como sala de reserva e conservação do património genuinamente local, em contraponto com a globalização e as entidades legais que servem como uma sala de exposição do património universal eurocentrado. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Palestrante: Innocent Abubakar, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio (FCSH) e diretor do Centro de Estudos Culturais e Religiosos do Oceano Índico (CECROI), sediado na Ilha de Moçambique, na província de Nampula, República de Moçambique.

 

Live “Releitura de acervos africanos: da reserva comunitária à exposição imperialista comercial”

 

LITERATURA E ORALIDADE: INSTRUMENTOS DO EDUCAR E DO REGISTRO DE MEMÓRIAS, SABERES, FAZERES E HISTÓRIAS NEGRAS
12/05 | 13h30 | Carga horária: 1h30min | Livre | Unidade Madureira
A palestra de abertura do projeto CONSCIÊNCIAS possui como objetivo debater a importância do registro de memórias, fazeres e saberes como forma de (re) existência da cultura e identidade negra, e como instrumento de educação antirracista e identitária.

 

Palestrante: Renato Nogueira, doutor em Filosofia, pesquisador de estudos afro-brasileros e indígenas

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “AZOILDA LORETTO DA TRINDADE: O BAOBÁ DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS”
12/05 | 15h | Carga horária: 30min | Livre | Unidade Madureira
Faremos o lançamento do livro da escritora Gisele Rose, cuja proposta é construir uma biografia filosófica da intelectual negra Azoilda Loretto da Trindade. A obra discute variados aspectos de sua trajetória, como as condições de sua relativa invisibilidade como membro efetiva da história do movimento negro, ressaltando e enfatizando seu legado e sua importância para a luta antirracista. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Palestrante: Gisele Rose, filósofa, professora, pesquisadora e escritora. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadorxs Negrxs (ABPN).

 

A LITERATURA NEGRA E O SEU PAPEL NA TRANSFORMAÇÃO DOS MOVIMENTOS LITERÁRIOS: A LITERATURA COMO ARTE QUE DÁ VOZ E VEZ AO GÊNERO, RAÇA E A DIVERSIDADE CULTURAL
12/05 | 16h | Carga horária: 1h | Livre | Unidade Madureira
A programação tem como objetivo discutir a importância da literatura na representatividade étnico-racial de histórias, vivências e contidianos negros, a partir de narrativas suburbanas e afrocentradas. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Palestrantes: Jessé Andarilho, Júlio Emílio Braz e Talita Peixoto (Mediação)

 

 

Sesc Madureira 8

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 2

 

 

OFICINA “PRÁTICAS E CONHECIMENTOS AFROCENTRADOS”
14, 15, 21, 22, 28, 29/05 | 10h | Carga horária: 3h | Livre | Unidade Madureira 3
A programação tem como objetivo discutir práticas africanas atreladas à cultura, ancestralidade e saberes, como a pintura tribal, etnobotânica e raízes africanas, e máscaras africanas. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Mediadora: Regiane Silva

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 8

 

 

 

CURSO “ETNOMATEMÁTICA DAS TRANÇAS AFRICANAS”
13 e 20/05 | Terça-feira 14-18h | Carga horária: 8h | Livre | Unidade Madureira
O curso tem como proposta apresentar conhecimentos ancestrais e tradicionais africanos a partir das tranças, abordando sua história social, cultural e política e a presença da matemática nos penteados trançados. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Mediadora: Luane Bento dos Santos, docente de Sociologia na Educação Básica e pesquisadora de Relações Étnico-raciais na PUC-RJ

 

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 3

 

 

MASTERCLASS “ÁFRICA E DIÁSPORA: CAMINHOS PLURIVERSAIS”
18/05 | Terça-feira 18h30 – 20h30 | Carga horária: 2h | Livre | Zoom
“África e Diáspora: caminhos pluriversais” tem como objetivo refletir sobre África e a Afrodiáspora no que tange história, cultura, literatura e arte, filosofia com foco na pluriversalidade. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Mediadora: Aza Neri, doutora em Literaturas Africanas – UFRJ, pós-doutoranda em Filosofia Africana/UFRJ, coordena o Núcleo de Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa/UFRJ e o Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História – UFRJ.

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 7

 

CURSO “A ALMA DO QUINTAL: MORADORES, ANCESTRAIS, RITUAIS E ENRAIZAMENTOS”
19/05 | Quinta-feira 14-18h | Carga horária: 4h | Livre | Unidade Madureira
Nesta oficina iremos buscar a “alma do quintal”, levando em conta especialmente a questão da presença de ancestrais e antepassados, observando as cosmologias e as ecologias que orientam essa presença. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Mediadora: Safira Karina Reink Silva, cientista social e professora de Sociologia.

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 6

 

 

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “BLACKOUT”
21/05 | 16h | Carga horária: 2h | Livre | Unidade Madureira
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Sinopse: O Rio de Janeiro futurista permanece igual. Violações de direitos, racismo e machismo ainda dão o tom da relação entre o poder público e a favela. Porém, algo está prestes a mudar.

 

Debatedora: Rossandra Leone (realizadora).

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 5

 

 

ATIVIDADES EM PARCERIA COM O MUSEU DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (MUHCAB)

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 4

 

 

VISITA MEDIADA PELO ACERVO DO MUSEU DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
14/05 | 10h às 12h | Livre |MUHCAB

A programação consiste em uma visita pelo acervo expositivo do museu, mediada por representantes do setor de educação e/ou de museologia do MUHCAB.

 

OFICINA “VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS”
14/05 | 13h às 16h | Livre |MUHCAB
A programação consiste em uma oficina que propõe o uso de valores civilizatórios afro-brasileiros na promoção de uma educação antirracista, tendo como elo a afetividade que perpassa por todo o processo. Esta prática pedagógica compõe uma nova estrutura educacional com base na compreensão dos sujeitos, nas experiências vividas, em corpos inseridos num sistema de invisibilidade que dentro deste processo emergem como sujeitos visíveis. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Mediadora: Gisele Rose, filósofa, professora, pesquisadora e escritora. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadorxs Negrxs (ABPN).

 

MESA REDONDA “ORIGENS, MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS NEGROS: ESPAÇOS MUSEAIS COMO FORMA DE RESISTÊNCIA”
14/05 | 16h às 17h | Livre | MUHCAB
A programação consiste em uma mesa redonda para debater a importância, desafios e perspectivas dos espaços de acervo, memória e patrimônio negro para a educação antirracista e resistência cultural, étnica e identitária, com representantes de museus locais. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Convidados: Márcia Souza (Museu de Favela), Antônio Carlos Firmino (Museu Sankofa), Leandro Santana (MUHCAB) e mediação por Larissa Machado (MUHCAB).

 

CINE CLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “COROAÇÃO”
14/05 | 17h às 18h | Livre | MUHCAB
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra.

Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Sinopse: Mulheres negras sustentam a ancestralidade, o lugar de fala e ação no ori. CoroAção subverte rodilhas, baldes, cargas. O trapo insignificante é coroa sagrada. Um corpo negro caminha, erguendo um balde, suportando um oceano, refazendo os passos da própria história. Direção Juciara Awô e Luana Arah. Debatedora: Mariana Maia (roteiro e atuação) e Clementino Junior.

 

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA COM BIETA
14/05 | 18h às 19h | Livre | MUHCAB

Artista: Bieta, djay ,multimídia e pesquisadora das culturas de matrizes afro-brasileiras e africanas diaspóricas. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro